Corra…Lolaaaaa!

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Que tal trocar a corrida do asfalto por um treino à beira-mar?
A corrida é um dos melhores trabalhos de condicionamento e fortalecimento muscular, exercitando tornozelos, articulações e todos os músculos que ficam abaixo do joelho.
O terreno arenoso oferece muitos pontos positivos para o treino.
Mesmo que não corra, realizar movimentos como saltos, deslocamentos laterais e ziguezagues na areia contribui para a estabilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos inferiores.
Exercícios na areia fofa queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior.
Estudos comprovam que a corrida na areia chega a queimar 60% mais calorias por milha (que equivale a 1,6 km) do que a mesma distância realizada no asfalto. Ou seja, correr na areia emagrece e muito!
Porém, você deve considerar seu nível de preparo físico antes de começar. Uma pessoa que nunca praticou atividade física não deve se arriscar em uma corrida na areia fofa. Ela vai forçar a lombar e as articulações. As chances de se lesionar são enormes, além da possibilidade de torcer o pé, que não está com a musculatura preparada para um piso irregular.
A corrida na areia cansa muito mais; portanto vá devagar. Não adianta achar que você correrá seus 10 km matinais na praia no mesmo pique que corre no parque, debaixo das sombras das árvores. Além de o terreno ser mais difícil, é possível que a praia seja inclinada, tenha obstáculos (riozinhos) e, se você for correr perto do mar, ainda tem a corrente da água dificultando o movimento.
Para relaxar o treino pode terminar perto da água para relaxar, claro que com um ritmo bem mais lento.
No trabalho realizado na areia fofa esta serve como uma resistência extra a ser vencida, gera um fortalecimento específico da musculatura utilizada na corrida. Já na areia batida, não existe muito impacto, quando comparado ao asfalto, e isso diminui o stress nas articulações, o que é muito bom para o início de temporada.
Isso significa que você pode alternar entre areia fofa e dura e fazer um excelente trabalho de base para começar seu treino.
Cuidados
Cuidados necessários ao fazer um treino de corrida na praia.
Basicamente eles são os mesmos para quem corre na cidade: aquecimento antes e alongamento pré e pós-treino. Na areia, a exigência é maior, portanto, a necessidade de alongar a musculatura também aumenta.
Fuja das inclinações
Em muitas praias, especialmente “as de tombo”, a inclinação pode ser alta, até inviabilizando a corrida, ou pelo menos não a recomendando, porque podem causar lesões.
Com ou sem tênis?
Tênis de corrida e areia. Isso combina? De fato, não, mas o ideal é que você não faça os treinos na praia descalço. Se a areia for fofa, não existe contra-indicação, porém, na areia batida – a mais próxima à água- o ideal é o uso de um tênis com amortecedor.
Horário
Antes das 10h e após às 16h. Em algumas praias iluminadas pode-se correr no início da noite, porém evite fazer essa prática sem companhia.
Portanto, reserve um horário adequado, tome os devidos cuidados e …
Corra… Lola…corraaaa!